Mensagens Bíblicas

 A Porta Larga e a Porta Estreita 

Versículo base deste estudo Mateus 7: 13 e 14:

13. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. 14. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” 

Vivemos em um mundo em que a ética, o respeito e a família estão praticamente destruídos. Coisas que há alguns anos atrás eram desprezíveis e inaceitáveis como a violência e o homossexualismo, hoje são tratados como situações normais e aceitáveis.

Jesus já havia nos alertado sobre todas essas coisas no capitulo 24 do evangelho de Mateus, onde eu destaco os versículos:

10. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. 11. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 12. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”

Jesus destaca no nosso versículo base dessa mensagem que a porta Larga é a que leva para a perdição e muitos entrarão por ela. Depois Ele nos diz que estreito e bem apertado é o caminho que nos leva à vida. Você já parou para pensar por que Jesus faz essa referência relacionando os caminhos que escolhemos com as portas?  

A porta larga é a que nos leva as delicias desse mundo, onde tudo pode e não precisa respeitar ninguém, faça o que você quiser. Mas as conseqüências dessa escolha vêm junto como: doenças, destruição de famílias, e depois a morte sem Deus. Jesus ainda nos fala em Mateus 6: 24:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

Mamom que Jesus se refere, vem da Palavra Hebraica (מָמוֹן) que se refere à riqueza e dinheiro. Em 1 Timóteo 6:10, o Apostolo Paulo diz:

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.“

Não posso dizer que o dinheiro em si irá causar a sua destruição, e sim a forma com que você o usa. Isso tudo foi Jesus quem diz, e se escolher a porta larga, não estará guardando e obedecendo as suas Palavras. Ele é bem claro quando diz em João 14: 21:

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”
 
A porta estreita é um caminho difícil e duro, onde poucos irão passar. Esse caminho é o que agrada a Deus e vai contra tudo o que esse mundo oferece. Para conseguir passar por esse caminho, você irá ter que fazer como diz em Marcos 8: 34, 35 e 36:

34. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. 36. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”

Tomar a sua Cruz, quer dizer negar tudo na sua vida que desagrada a Deus e procurar viver o Fruto do Espírito que está bem explicado o que é cada um desses Frutos no estudo abaixo.

Isso também serve para aquele que já tem Jesus na sua vida e ainda não entregou tudo o que precisa ser mudado para ele. Jesus diz em Mateus 22:14

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”

A porta é estreita, porque, só passa um de cada vez. Deus te conhece pelo nome, te formou desde o ventre da tua mãe como diz no Salmo 139:13:

"Tu criaste cada parte do meu corpo, Tu me formaste na barriga da minha mãe".

Finalizo esse estudo com um versículo do Apostolo Paulo que está em Romano 14: 17 e 18:

17. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. 18. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.”

Escolha a porta estreita e alcance a salvação em Cristo Jesus....

 ----------------- X -------------------
 
A Verdadeira Fé


   Com tanta coisa que se vê nos dias de hoje, com tantas religiões, seitas, segmentos, filosofias, você deve se perguntar: o que realmente é Fé? Onde está a Fé? Em que devo crer?
   Na verdade o mundo está tão cheio de supostas verdades que realmente se você não tiver a revelação correta você pode até ficar incrédulo de tudo.
   O que tenho para te dizer é que a resposta para saber; o que é Fé? Está no livro mais vendido do mundo, no conjunto de informações que tem o maior índice comprovado no contexto histórico de tudo que existe, está no livro onde cerca de 90% das profecias que contem nele já foram cumpridas, a resposta está na Palavra de Deus, na Bíblia Sagrada.
   A Bíblia mostra a definição exata do sentido da Fé em Hebreus 11:1 :

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

   Você pode ter Fé no que você quiser. Você pode acreditar em uma pessoa, em um objeto, em um ídolo, mas a verdadeira fé é crer em Jesus Cristo e receber a vida eterna. 1 João 5:20 :

"20. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

    Para chegar a essa convicção, você tem que entender quem realmente é Jesus. A maioria das igrejas está mais preocupada em arrecadar dinheiro e fazer campanhas do que falar de Jesus. Em João 1:1 a 3 :

“1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

    A Palavra Verbo é o próprio Jesus que é a Palavra de Deus. Entenda que para você crer em Jesus você tem que crer na Palavra de Deus, ou seja, na Bíblia. Só o fato de Jesus ter nos criado e nos dado todas as coisas não foi suficiente. O homem pecou e se afastou de Deus. Romanos 3:23 :

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

    Então por causa do pecado, o homem se distanciou de Deus e estávamos condenados pelos nossos próprios erros, nossas transgressões. Mas Deus com seu infinito e incompreensível amor, nos trouxe um plano de salvação. Enviou seu filho amado ao mundo para nos salvar. Jesus mesmo sendo Deus se despiu da sua glória para conviver conosco. Filipenses 2: 5 a 11:

“5. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

    Jesus se fez homem para nos salvar, mas só isso ainda não bastou. Para livrar o homem do pecado, Ele entregou a sua própria vida para nos salvar. João 3:16 :

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”


    É nessa parte que eu queria chegar. Para você adquiri a verdadeira Fé, você tem que crer que o filho de Deus entregou a sua vida para nos salvar. Fica bem claro no versículo acima que para você receber a vida eterna, precisa crer e reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor.
    A Fé genuína só poder ser encontrada em Jesus, por que, ele é o único que pode te salvar e te mostrar o caminho certo. Nenhuma outra doutrina ou segmento irá te levar a outro lugar a não ser para a perdição. A Palavra nos mostra que somos justificados pela Fé para obter a graça e a esperança na vida eterna em Jesus. Romanos 5:1 e 2 :

“1. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”

    Tendo plena consciência e convicção nessa Fé, podemos alcançar a esperança para atingir o amor (caridade) de Deus que é o nosso objetivo para viver na eternidade com Cristo. 1 Coríntios 13: 13 :

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

    O único empecilho para se achegar a Deus é você mesmo, nada nem ninguém pode tomar essa decisão por você. Foi por isso que Deus te deu o livre arbítrio para você poder fazer a sua escolha.
   Não acredite em nada do que você ouvir, antes confira na Palavra para ver se essa Fé que estão pregando por aí, é o verdadeiro Jesus ou não. Infelizmente a mentira e o espírito do anticristo está operando nas igrejas de hoje, por isso, você deve tomar muito cuidado com o que você ouve ou lê. A Palavra do Senhor é simples e é a única que pode te levar para a salvação. Só os ensinos de Jesus são verdadeiros. João 8:31 e 32 :

“31. Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Tenha a sua Fé somente em Jesus e creia na Palavra de Deus...

Que Deus te abençoe...

 ----------------- X -------------------



Fruto do Espirito


 - Veremos agora os Fruto do Espírito um a um para crescimento e enriquecimento da nossa vida espiritual nesse mundo. A passagem na Bíblia que relata os Fruto do Espírito está em Gálatas 5:22 e 23.

1 - Gozo: Definição – Prazer e satisfação, motivo de riso, de alegria.
- A presença constante de Deus nos trás gozo, ou seja, uma grande alegria de poder estar sentindo a presença de um Deus que é vivo e que se manifesta para a sua criação. E é de grande gozo também, poder desfrutar das bênçãos que Deus nos proporciona aqui enquanto estamos nesse mundo como: família, sucesso profissional, ir na casa do Senhor, louvar e etc.
. Referências: Salmos 21:6 – gozo da presença de Deus.
Mateus 25:21 – entra no gozo do Teu Senhor.

2 - Paz: Definição – Tranqüilidade, sossego, descanso, silêncio.
- A paz tem que ser arbitro na vida do crente (cristão), não tem como estar em comunhão com Deus sem paz. A paz nos dá tranqüilidade para tomar decisões e uma qualidade de vida muito melhor para conosco e com aqueles que nos cercam.
. Referências: Salmos 119:165 – os que amam a lei tem muita paz.
Isaias 9:6 Príncipe da paz.
Romanos 14:17 paz no Espírito.

3 - Longanimidade: Definição - Paciência, saber esperar.
- Esse é um fruto que a maioria das pessoas que se entregam para Jesus não tem, elas vão adquirindo isso com o tempo de caminhada com Cristo. A paciência é essencial para conseguir as bênçãos do Senhor, já que, todas as coisas estão sujeitas ao tempo dele e não no nosso.
. Referências: Efésios 4:2 – suportai uns aos outros.
1 Timóteo 1:16 – Cristo nos mostrou longanimidade.
2 Pedro 3:15 – esperar pela salvação em Cristo.

4 - Benignidade: Definição – benevolência, bondade, querer o bem sempre.
- Querer sempre o bem para seu próximo não importando a situação que você esteja passando ou a provação que você esteja sendo submetido. Ser bom para com Deus Lhe obedecendo e vivendo dentro da sua vontade.
. Referências: 2 Samuel 22:51- mostrar benignidade com o seu ungido.
2 Coríntios 10:1 – benignidade de Cristo.

5 - Bondade: Definição – amabilidade, cortesia, benignidade.
- Todo crente (cristão) deve ter o coração bondoso assim como o coração de Deus. Sempre lembrando que a bondade e misericórdia de Deus nos fazem estar aqui hoje, pois é pela sua bondade que alcançamos a sua misericórdia eterna.
Referências: Salmos 31:19 – Grande bondade de Deus.
Efésios 5:9 – o fruto da luz é a bondade.
2 Tessalonissenses 1:11 – desejo da bondade de Deus.

6 - Fidelidade: Definição – Lealdade, firmeza, constância de hábitos, ser fiel a Deus.
- Temos quer ser fiel com Deus assim como ele é fiel conosco. Todos os nossos atos têm que estar voltados para Deus e não podemos nos desviar nem para a direita e nem para a esquerda da sua vontade. Procurar em tudo que façamos ser o melhor para Deus para que Ele se agrade de nossas vidas. E principalmente, servir sempre a Ele e reconhecer a todo o momento que Ele é o nosso único Senhor e Salvador de nossas vidas.
Referências: Salmos 91:4 – a Sua fidelidade é escudo.
Salmos 100:5 – Sua fidelidade se estende de geração para geração.

7 - Mansidão: Definição – tranqüilidade, pacificador, tratar com calma e consciente.
- A partir do primeiro dia em que entregamos as nossas vidas para o nosso Senhor Jesus, as nossas atitudes perante as adversidades e problemas, tem que ser tratadas com mansidão, ou seja, analisar tudo, por pior que seja a situação e procurar não deixar a ira tomar a frente de suas atitudes. Tratar as coisas com delicadeza e justiça para que o seu fruto se transpareça através de suas atitudes e atos na sua vida. Os problemas tratados com mansidão, com certeza vão gerar bons frutos e irão ser de ótimo testemunho para aqueles que ainda não conhecem Jesus.
. Referências: Sofonias 2:3 - buscai a mansidão.
Colossenses 3:12 – revestir de mansidão.
Tito 3:2 – mostrar a mansidão para todos.


8 - Domínio próprio: controlar-se, atitudes conscientes, resistir as tentações, ser fiel a todo o instante.
- Você tendo o controle desse fruto, vai ser muito mais fácil controlar e praticar todos os outros. O Domínio próprio vai determinar o quanto você consegue alcançar no reino de Deus. O seu controle sobre todas as adversidades, vai gerar bons frutos e vai agradar o coração de Deus. Também não podemos esquecer que na medida em que nos diminuímos em nós mesmo, Cristo cresce em nós. Mas sem sombra de dúvidas o Domínio Próprio é um fruto que é concedido através do Espírito Santo de Deus, ou seja, quanto mais buscamos mais Deus vai acrescentando em nossas vidas.
Referências: Gênesis 39:11,12 – Jose do Egito foge da esposa de Potifar.
1 Samuel 13:8 a 14 – Saul perde o reinado (faltou domínio próprio).

9 - Amor: Afeto, compaixão, caridade.
- O amor é o principal dos Fruto do Espírito. O amor vai ditar a sua vida com Deus. Sem amor é impossível você alcançar os braços do Senhor, pois foi por puro amor que Deus entregou o seu único filho por nós: João 3:16. E não podemos esquecer do novo mandamento que Jesus deixou para nós que está em João 13:34 e 35, diz que devemos nos amar uns aos outros assim como Ele nos amou. Com isso sem o amor de nada vale a nossa vida, pois todo o resto vai ficar aqui depois que Jesus voltar para nos buscar, a única coisa que iremos levar para a Glória de Deus é o amor.
Referência: 1 Corintios 13 (capítulo todo)... O amor.










Conclusão

- Concluímos quem sem o conjunto desses frutos não conseguimos alcançar a plenitude de Cristo. Com certeza devemos considerar que somos falhos e que Deus sabe disso. Mas devemos procurar adquirir esse fruto para um melhor desenvolvimento em nossa vida cotidiana e principalmente um crescimento espiritual no Reino de Deus até a volta de Cristo.

 ----------------- X -------------------


Satanás (segundo a Bíblia)


Significados:
- Satanás: adversário.
- Diabo: Acusador.
- Lúcifer: Estrela da alva, Estrela da Manhã, (Vênus).

Temos que ter bem claro que um dos principais objetivos de Satanás é fazer todos nós pensarmos que ele não existe. A primeira aparição dele na Bíblia já deixa isso bem claro; Gênesis 3:1 à 24. Aqui vemos que Satanás se mostrou para Eva em forma de serpente para não revelar sua verdadeira identidade. Isso até os nossos dias é uma de suas estratégias fazendo com que seus atos sejam relacionados sempre com algum acontecimento ou algum acaso, mas nunca seja dado realmente o credito diretamente a ele.
            Vênus: como em verdadeiramente sabemos, Jesus na verdade se auto denomina a Estrela da manhã em Apocalipse 22:16. Alguns segmentos religiosos e seitas, com o passar dos séculos, associaram essa atribuição de estrela da manhã com o planeta Vênus. Trata-se do segundo planeta do sistema solar e o seu brilho só é excedido pelo Sol e pela Lua. Geometricamente, o círculo é considerado a figura mais perfeita e harmoniosa; aquela que começa e termina em si mesma, remetendo, portanto, à idéia de Deus; o alfa e o ômega; o princípio e o fim. Curiosamente, além do brilho, uma das peculiaridades de Vênus é possuir a órbita mais circular entre todos os demais planetas. 


Dependendo da época, o planeta Vênus pode ser visto subindo do leste e antecipando o nascimento do Sol como “Estrela da Manhã”, Eósforo ou Lúcifer.
Relacionando tudo isso, e considerando o trecho da Bíblia que Satanás é chamado por Deus de estrela da manhã; Isaias 14:12, Satanás foi associado com o planeta Vênus.
Ainda, biblicamente falando, o termo “Estrela d’Alva” parece não estar mesmo destinado a ser uma referência exclusiva, servindo como analogia para representar mais do que um único ser: Jó 38:7.

Quem era Satanás?


A passagem da Bíblia que se têm maiores detalhes, mesmo que limitados está em: Ezequiel 28:11 à 19. A referência do texto nos diz que essa profecia é para o rei de Tiro, mas quando começamos a ler, logo vemos que não se trata nessa passagem do rei de Tiro, a profecia contra o rei de Tiro está no mesmo capitulo, só que dos versículos 1 à 10. Alguns segmentos religiosos dizem que essa passagem dos versículos 11 à 19 faz menção sobre Adão. O que também não é verdade. Desde que quando adão era querubim ungido? (vers. 14). Como adão se cobria de pedras preciosas se ele andava nu no Éden? (vers.13).
Essa passagem deixa bem claro que Deus está se referindo a Satanás.

Qual foi o seu erro ou pecado?

          O pecado de Satanás foi querer por usurpação ser igual a Deus, ou seja, apesar de todas as atribuições que ele tinha como vimos à cima, ele queria mais, ele queria ser o que Deus é. Pretendeu ser igual a Deus e ter tudo e todo controle que Deus tem.
            Isso fica bem claro na passagem que está em Isaias 14:4 à 23. Os versículos 13 e 14 deixam isso bem claro.

Qual é o objetivo de Satanás?

          Jesus em Mateus 10:10 deixa diretamente claro o objetivo de Satanás, roubar, matar e destruir.
          No novo testamento vemos algumas tentativas diretas de Satanás contra Jesus.
          A passagem de Mateus 4:1 à 11, mostra Satanás tentando Jesus. Essa trecho mostra:

 - Concupiscência da carne: vontade da carne, desejos e necessidades. (versc. 3 e 4).
 - Soberba dos olhos: se mostrar, ter destaque perante outros. (versc. 5 à 7),
 - Soberba da vida: ter posses, dominar, poder. (versc. 8 à 10).

            Outra passagem que podemos citar é a que está em Mateus 16:22 e 23. Essa passagem mostra Pedro repreendendo Jesus quando Ele dizia que era necessário morrer para se cumprir a sua obra. Jesus repreende Pedro falando: arreda-te daqui Satanás. Isso não quer dizer que Pedro foi possuído como muitos dizem, apenas que Satanás influenciou Pedro com pensamentos quando ele não entendeu o plano que Jesus deveria morrer na cruz. 

Veja esse desenho e note como o diabo é colocado para nós como poderoso e indestrutivel. (para assistir basta clicar no video e depois clicar em "assista no Youtube" e ele te levará automaticamente para o Youtube):










Mas veja agora como será o fim verdadeiro do diabo.

O fim de Satanás

           Assim como Satanás teve um inicio, pois ele é um anjo criado por Deus Ezequiel 28:14 e 15. Ele também terá um fim.
A Bíblia diz em Apocalipse 20:1 a 3, que ele será derrotado e temporariamente preso por mil anos.
            Em Apocalipse 20:7 a 10, diz que Satanás será solto e sairá a enganar as nações junto com Gogue e Magogue que na passagem de Ezequiel cap. 38 e 39, Gogue era o rei da terra de Magogue, ou seja, é uma simbologia que representam Gogue e Magogue como inimigos do povo de Deus. Assim Satanás será derrotado definitivamente e lançado no lago de fogo e enxofre que é o inferno, onde sofrerá e será atormentado eternamente.

Referências:
 - Bíblia

 ----------------- X -------------------